segunda-feira, 15 de junho de 2009

The Doors - A porta foi aberta e nós ficamo-nos pelas escadas


"Este mundo, um monstro de energia
Sem principio nem fim, sem um aumento ou rendimento
Sem desvendar nada
Este mundo é sede de poder, e nada mais." (in The Doors - Mito de Uma Geração)

Jim Morrison, obcecado tanto pela morte como pelo prazer que viver lhe dava, desde cedo seguiu uma vida boémia, achando que o fim era o seu melhor amigo, mas que nunca o trairia.
Foi poeta, cineasta, cantor, compositor .
Quando um dia leu alguns dos seus poemas a Manzarek (teclista da banda The Doors) e este fascinado pelo talento de Morrison o convidou a fazer uma banda de rock, para que "criassem o mito", Morrison iniciou o seu caminho pela "estrada dos reis" (ride the kings highway, baby - in The End).
Decidiram então o nome da banda como sendo The Doors devido a uma frase de William Blake:
"If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite."

Jim tinha uma obcessão pela morte, porque entendia-a como fim do sofrimento. Convencia-se que assim como um "xamane" curava a sua tribo depois de ter um "trip" e ter a visão da cura, ele poderia curar o mundo e fazer com que as pessoas abrissem os olhos.

Morrison viveu a sua vida num ciclo de drogas, alcool e sexo, sempre no seu limite, nunca recusando as novas experiências. Quando decidiu concentrar-se em viver sem estar sobre o efeito de estupefacientes ou alcool, mudou-se para Paris, com a sua mulher Pamela.

Morreu com 27 anos, na banheira... Referiu-se a si mesmo algum tempo atrás como a 4ª morte misteriosa (tendo os outros sido Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones).

"Expose yourself to your deepest fear; after that, fear has no power, and the fear of freedom shrinks and vanishes. You are free."

Morrison admitiu ter medo quando numa viagem ao deserto com Pamela e os restantes membros da banda viu o xamane de uma tribo e o seguiu.
Posteriormente, Morrison percebeu que os medos só metem medo até serem confrontados. E nunca mais teve medo fosse do que fosse.

Exemplo a seguir?

1 comentário:

  1. Não sou fã dos Doors, gosto de algumas musicas porque foram ícone de mudança. Agora em relação ao interesse do Jim Morrison em relação a morte, isso é muito normal. O que é estranho, para mim e não pensarmos nela pois é a única coisa que temos de garantido na vida.
    Sobre o tema da Morte tenho duas frases:

    A vida é a infância da nossa imortalidade.
    (Goethe)
    Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.
    (Mahatma Gandhi)

    ResponderEliminar